sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Conhecendo os Mestres #1 - Alex Ross

Este pequeno careca chamado Nelson Alexander Ross , mas conhecido como Alex Ross,nasceu em 22 de janeiro de 1970 em Portland, Oregon, e foi criado em Lubbock, Texas.Começou a desenhar aos 3 anos quando, de acordo com sua mamita, ele pegou um pedaço de papel e desenhou o conteúdo de um comercial de televisão que tinha visto momentos antes.Veio de uma familia de artistas , nada melhor para ser o fenomeno que é hoje, sua mãe desenhava comercialmente e seu vô construída trabalhando brinquedos de madeira e adorava desenhar.
Quando Ross descobriu o Homem-Aranha em um episódio de The Electric Company, sua vida mudou para sempre. "Eu simplesmente me apaixonei com a noção de que havia personagens coloridos como este, realizando bons, feitos por vezes, fantástico", diz Ross. "Eu acho que eu sabia que isso era o que eu queria fazer. Eu queria trazer esses personagens à vida."
Ai que esta o seu diferencial , ele queria trazer a vida os herois que normalmente parecia desenhos no estilo cartoon e não é que ele conseguiu ? Seus desenhos se focam no realismo das personagens , até quando eu li "O Reino do Amanhã" eu disse pra mim mesmo "calma ae , que desenhista modafucka é esse ?" e não é que eu vi escrito lá "Alex Ross" ?.Foi ai que eu considerei o melhor desenho que eu vi na minah vida.Eu realmente pude acreditar que o Batman ou Homem aranha existe(aaaaaa João Pedro para de palhaçada né ? Heróis não existem né?! Moleuqe criança! Pode não existir para você que não crê que eles existam poeque pra mim , eles estão vivos em meu coração e sempre irão existir!)
Na idade de 17 anos, Ross foi para Chicago e começou a estudar pintura na Academia Americana de Arte, a escola onde sua mãe tinha estudado. "Meu tempo na Academia foi muito valioso", lembra ele. "Eu aprendi que eu era como um artista e que tipo de disciplina eu já tinha aprendido. Lá estava eu, de desenho de um modelo pela primeira vez e perceber que eu poderia representar o modelo. Nem todo mundo na classe poderia fazer isso. É foi importante para fazer essa descoberta. "
Estudar na Academia também permitiu Ross para examinar arte em maior profundidade. "Salvador Dali acabou sendo uma grande influência, na verdade," ele diz. "Ele tinha uma imaginação fértil e uma qualidade hiper-realistas que não era tão distante de histórias em quadrinhos. Comecei a estudar os ilustradores clássicos americanos, como Rockwell, JC Leyendecker ... Eu já fui chamado de 'The Norman Rockwell dos quadrinhos" mais de uma centena de vezes. Eu não vou sugerir que estou no mesmo nível de Rockwell, mas tentar esse tipo de realismo no meu trabalho sempre foi parte da minha abordagem. "
Foi na Academia que Ross teve a idéia de pintar suas próprias histórias em quadrinhos. "Não houve nenhum momento em que vi a luz e disse: 'comics Painted! Esse é o caminho!'", Lembra. "Foi um subproduto dos meus estudos. Não havia nenhum programa que me ensinou a tinta uma história em quadrinhos. Havia programas que me ensinou a pintar. Acabei naturalmente pensei, 'Bem, é claro que eu vou aplicar isso a comics 'Havia também comics suficiente pintado lá fora -. não muito, mas alguns -. que me fez pensar que o talento poderia ser aplicada "

Houve também, Ross admite, uma sensação de realização do desejo envolvidos. "Esperamos que o trabalho de pintura, você ganha um sentido da vida e da credibilidade que vai chamar o leitor em um pouco mais. Você pode usar cor e luz e sombra e vivem modelos para dar ao trabalho de um certo realismo. Pode ser mais fácil de se relacionar a um personagem, se você olhar para ele e dizer: 'Aqui está um ator representando alguém. Aqui está algo que parece ser real. "Pensei que seria atrair as pessoas e talvez adicionar à sua fruição da obra. Há também uma parte de mim que gosta especular: "O que se fez um filme sobre o personagem" Eu percebo alguns dos meus personagens favoritos nunca vai ter o tratamento do filme, por isso é até mim para apresentá-los de uma forma realista, para fazer o filme que de outra forma nunca ser feito. "
Depois de três anos na Academia Americana, Ross se formou e conseguiu um emprego numa agência de publicidade. Enquanto isso, a Marvel Comics editor Kurt Busiek tinha visto o trabalho de Alex e sugeriu que os dois homens colaborar em uma história. Esses planos se tornou realidade em 1993 com Marvels, uma graphic novel que deu um olhar realista sobre super-heróis Marvel, apresentando-lhes a partir do ponto de vista de um homem comum. O livro caiu Ross sua primeira exposição na mídia séria, tanto na indústria e fora dela. Fãs apreciado que Ross tinha uma afeição óbvia para os personagens que ele pintou, demonstrada pela sua atenção ao detalhe eo fato de que ele tomou o tempo para fazer esses personagens parecem tão crível.
Principais Obras:
-Justiça (Justice) [DC]
-Reino do Amanhã (Kingdom Come) [DC]
-Marvels [Marvel , off course]
-Tio Sam (Uncle Sam)
-Projeto Super Powers

Prêmios:
-1996 – Eisner – Melhor Capista (Astro City [Jukebox Productions/Image])
-1997 – Eisner – Melhor Capista (Reino do Amanhã [DC] e Astro City [Jukebox Productions/Homage])
-1997 – Eisner – Melhor Pintor/Artista Multimídea (Reino do Amanhã [DC])
-1998 – Eisner – Melhor Capista (Astro City [Jukebox Productions/Image] e Tio Sam [DC/Vertigo])
-2000 – Eisner – Melhor Capista (Batman: Terra de Ninguém, Batman: Harley Quinn e Batman: Guerra ao Crime [DC]; Astro City [Homage/DC/Wildstorm]; e America's Best Comics alternate #1 [Wildstorm/DC]
Uma Curiosidade : sabe aqueles desenhos dos filmes do homem aranha do Sam Raimi que aparecem antes de começar o filme ? Pois é ele quem fez ! (Olhe acima).Tenho que admitir que sou fã desse cara pois ele realemente é fantastico , seus roteiros e seus desenhos/pinturas , tentem comprar as obras desse malandro que vale muito a pena , se não der ou não achar para comprar baixem (não apoio os downloads , prefiro comprar) mas apreciem esse mestre por que igual a ele existem poucos e nem sei se existe de verdade igual a ele ! valeu pessoal até mais , Fui !

2 comentários:

  1. Caramba, esse cara desenha MUITO! Quando moleque eu já vi uns desenhos desse sujeito, mas não sabia que eram dele (se não me engano, acho que era um do Flash que eu tinha visto num anúncio de uma revista)

    Não sei porque, mas nessa última imagem, eu me lembrei dos desenhos do Tsukasa Hojo (autor do mangá City Hunter) naqueles artbooks que ele fez recentemente de Angel Heart para a Comic Bunch, acho que as cores devem ter me feito ter essa associação.

    Postagem legal! Curti!

    PS: Cacilda, olha quantas vezes esse cara ganhou o Eisner!!

    ResponderExcluir
  2. Po cara e mesmo que vc não leia alguma coisa dele você ve a arte dele em vários lugares ! JA me decepicionei por comprar um quadrinho com a capa desenhada por ele e por dentro ser um desenho meio cartunesco , mas gosto dos desenhos cartunescos ! ^^ Ele trabalhba fazendo muitas capas para marvel , dc etc !

    ResponderExcluir